Visão geral
A cerâmica de zircônia é um material cerâmico com zircônia como corpo principal. É diferente da cerâmica tradicional em termos de cerâmica estrutural. A zircônia tem alta resistência, resistência ao desgaste e flexibilidade, superando em muito a maioria das outras cerâmicas técnicas. A zircônia é uma cerâmica técnica muito forte com excelentes propriedades em termos de dureza, tenacidade à fratura e resistência à corrosão.
Em termos de cerâmica estrutural, a cerâmica de zircônia é amplamente utilizada no campo da cerâmica estrutural devido à sua alta tenacidade, alta resistência à flexão, alta resistência ao desgaste, excelente desempenho de isolamento térmico e coeficiente de expansão térmica próximo ao aço.
Densidade da cerâmica de zircônia: A densidade teórica da zircônia pura é de 5,89g/cm3. No entanto, a cerâmica de zircônia pura é propensa a rachar em torno de 1100 °C, mas pode ser estabilizada à temperatura ambiente após a adição de estabilizadores de óxido de ítrio. Portanto, a densidade da zircônia estabilizada com ítria é 6,05 (g/cm3)
Fórmula química da cerâmica de zircônia: o peso molecular da zircônia pura é 123,22, a fórmula química é ZrO2 e o ponto de fusão é 2715°C. Geralmente contém uma pequena quantidade de óxido de háfnio, mas não tem efeito significativo nas propriedades da zircônia.
Dureza da cerâmica de zircônia: A zircônia é uma cerâmica industrial muito forte, com dureza de até HV 1250 ou mais. Além disso, sua tenacidade à fratura é muito boa e pode ser usada para fazer várias facas.
Propriedades da cerâmica de zircônia: densidade: 6,05 (g/cm3), dureza: dureza Rockwell HRA78, excelente tenacidade à fratura – resistência ao impacto, resistência a altas temperaturas: 800°C, ponto de fusão: 2850°C, bom desempenho de fricção, resistividade: 108/ Ω.m, condutividade térmica: 20°C 2,0 W/(m.K), resistência à corrosão ácida e alcalina, resistência à flexão: 800Mpa, resistência à compressão: 2100MPa, módulo de elasticidade do aço: 250GPa, coeficiente de expansão térmica semelhante ao ferro
Usos da cerâmica de zircônia: matrizes de conformação/estiragem de arame, anéis isolantes em processos térmicos, eixos de precisão em ambientes de alto desgaste, tubos de tratamento de forno, almofadas de desgaste, tubos de proteção de termopar, bicos de jateamento, refratários, moldes de extrusão, buchas e tampas, cadinhos de forno, fibra virolas e mangas ópticas, facas e lâminas resistentes ao desgaste, peças de células de combustível, rolamentos e rolos, bicos e pinos de soldagem, peças de laser, ignitores a gás, isoladores elétricos, guias de cerâmica, sensores de oxigênio, componentes médicos e cirúrgicos, selos mecânicos, bombas, pistões e camisas de cilindro.